Raízes
O que é o Karaté Kyokushin |
A fim de compreender o Karaté Kyokushin temos primeiro de rever o nosso conceito sobre o que é Karaté.

Karate em geral |
“Karate” é uma palavra Japonesa que combina duas palavras, “Kara” que quer dizer vazio, e “Te” que quer dizer mão, e é assim que descreve um estilo de combate desarmado. Nem sempre a palavra “Karate” se referiu “às mãos vazias” esta frase moderna nasceu durante uma reunião dos Mestres de Okinawa e que foi organizado por um jornal de Okinawa e onde se discutiu a utilização do carácter T’ang dentro da palavra Karate. Foi nesta reunião que o ícone para Kara foi substituído por razões políticas, a fim de retirar a sua conexão chinesa. Assim, o carácter T’ang (Kara) foi substituindo por “Vazio” (Kara).
É geralmente aceite que as origens do Karate se encontram na Índia, por volta de 525 AC.
As quais se devem a um sacerdote Budista chamado Daruma Taishi, também conhecido por Bohdidharma o terceiro filho de um rei, e que se julga ter sido o fundador da seita Zen. Daruma estudou as técnicas de ataque de animais e insectos e das forças da natureza e combinando estas com uma técnica especial de respiração, ele criou a base para um sistema lendário de combate sem armas e concentração mental. Criou o templo de Shao Lin, na província de Honan, na China. Enquanto beneficiou do isolamento no templo, ensinou a outros monges o seu estilo particular de combate desarmado. Ele juntou exercícios de yoga e técnicas de respiração por forma a melhorar a saúde dos monges. A arte marcial Indiana que ele lá ensinou foi chamada de “Dezoito Arharts” . Esta mais tarde foi desenvolvida para a famosa Shaolin Ch’uan Fa.
Desta forma, a relação entre o Karate e o Yoga é tão antiga como a história do próprio Karate.
O sistema de autodefesa que se desenvolveu dentro do templo, espalhou-se gradualmente pela Ásia e chegou a Okinawa, Coreia e Mongólia. Por volta de 1130 CD, aspectos deste sistema tinham já sido incorporados nas disciplinas militares no Japão geograficamente e culturalmente isolado de então.
Historicamente as artes marciais asiáticas foram ensinadas e aperfeiçoadas em segredo, porque a sua prática era sistematicamente proibida em certas regiões. Consequentemente, vários estilos familiares e regionais desenvolveram-se, um deles sendo o estilo Kempo da região de Okinawa. Já em 1901 o Kempo estava a ser ensinado abertamente em Okinawa, apelidado de Okinawa-Te, e em 1916 foi demonstrado em público no Japão pelo mestre Gichin Funakoshi. Desde então, sob o nome de Karate-Do, as aplicações práticas deste sistema foram ainda mais aperfeiçoadas e combinadas com a filosofia baseada no Zen das disciplinas Japoneses. A popularidade do Karate-Do, tanto como arte marcial , e como desporto espalhou-se rapidamente pelo Japão e além das suas fronteiras, contribuindo para a criação de várias escolas e sistemas tal como existem hoje.
O que é o Karaté Kyokushin |
A fim de compreender o Karaté Kyokushin temos primeiro de rever o nosso conceito sobre o que é Karaté.
Para muitas pessoas o Karaté é assustador e destrutivo. Os filmes contribuíram para popularizar o Karaté dessa maneira errada. Há muitas pessoas que pensam que o Karaté é somente uma forma de combate, ou até, talvez um tipo de dança. Isto demonstra inegavelmente a falta de uma visão do que é o Karaté verdadeiramente.
Karaté é uma Arte Marcial e também para muitos é uma forma de estar na vida, partilhando objectivos comuns como o Judo, Kendo, Aikido, a Cerimónia do Chá, em cultivar o treino físico, técnico e espiritual. Também podemos afirmar que o Karaté, como arte marcial original, através da disciplina, treino físico e espiritual, torna o impossível em possível, mesmo para o homem desarmado ajuda-o a alcançar os objectivos na vida. O treino físico é de tal forma severo que naturalmente também implica um treino psicológico exigente.
O Karaté é um método para reunir o corpo e o espírito, tornando a vida humana ao mesmo tempo mais ampla e mais profunda.
A palavra “Kyokushin” é composta por duas palavras japonesas, “Kyoku” que quer dizer “última “ , e “ Shin “, significando “ verdade “.
O símbolo, que é reconhecido internacionalmente, do Kyokushin é o Kanku ,e tem a sua origem na forma avançada da kata “kankuDai”. Nesta kata, as mãos são levantados para o céu enquanto os dedos se tocam. O logo utiliza os pontos para interpretar os dedos, significando os topos da montanha, as secções largas interpretam os pulsos como o vale entre as montanhas, que no seu conjunto simbolizam a luta contínua do treino com os seus altos e baixos. O círculo central representa a infinidade e a circunferência do logo, mantendo-o intacto, representa continuidade e movimento circular. E a utilização destes movimentos circulares que diferenciam o kyokushin karate dos outros estilos de karate, que dependem de movimentos simples e lineares. A característica fundamental do kyokushin requer dos seus treinos rigorosos e contacto real nos treinos de combate (kumite ).
Kyokushin “karate-ka “ (praticantes de kyokushin karate ) acreditam que este contacto directo é necessário para poder apreciar totalmente a resistência e limites do seu corpo e se preparar para qualquer confrontação séria.
O estilo é somente tão forte quanto os estudantes que o representam.
A palavra “Osu “ e a frase “ Osu no Seishin “( perseverança sob pressão ) resumem claramente a essência do Dojo-Kun ( juramento de escola ) escrito pelo Mestre Mas Oyama e Eji Yoshikawa, o escritor do livro Musashi, livro famoso da história de Japão, Miyamoto Musashi. No Japão, Mas Oyama foi muitas vezes tratado pelo Musashi do século vinte e foi deste livro de Yoshikawa que Mas Oyama tirou muito da sua inspiração para o seu treino, nos retiros nas montanhas.
O mestre Masutatsu Oyama o fundador do kyokushin karatre, foi reconhecido na sua juventude como sendo o ser vivo praticante de karate mais forte, e mesmo com os seus 60 anos tinha fama de ser virtualmente imbativel. Com os anos um mestre de karate compensa a perda de força juvenil com um timing e uma percepção perfeita. Os seus movimentos tornam – se de tal forma instintivos e com um timing tão perfeito que muitas vezes parecem ser em câmara lenta . O karate-ka aprende a partilhar com os outros em vez de ser avarento e egoísta; desenvolve o sentido de irmandade cooperativo; ele não engana, ele é justo e atento e, tem consciência que para que as pessoas no interior mas também no exterior do dojo, tenham confiança nele e o respeitem; tem de ser justo, simpático e maduro. Aprende que um segredo vital é Ter a capacidade de rir de si próprio. Uma característica de um karate-ka maduro, é o seu bom sentido de humor:
“ Sê sério em tudo, mas não leves nada demasiado sério”
A espada Japonesa é uma excelente comparação com o karate-ka kyokushin. Não é somente uma arma perigosa, uma arma desenhada para matar eficazmente, mas também é uma bela obra de arte. E assim deveria ser o karate-ka. Uma pessoa tem a escolha de utilizar a arte para se desenvolver numa peça de beleza ou numa arma totalmente destrutiva e insencivel. Torna-se numa pessoa civilizada e atenta. A arte ensina como se viver e como morrer; como dar vida ou como tirá-la. O coração deveria mostrar a beleza artística da espada. A vida é uma luta constante; vive-se com a pureza e com a intensidade de uma espada Bizin, deliberadamente e com o espírito infalível do seu corte.
Os cinturões coloridos do kyokushin são símbolos não só do que se pode esperar do treino mas também, da recompensa para os esforços. Ambos, preto e branco, raramente, se alguma vez aparecem na sua forma mais pura na natureza e desta forma ambos os fenómenos são frequentemente considerados como não cores. O branco reflecte todas as ondas de luz, mas não absorve nenhuma, porque já contém a luz do espectro de cores. Assim o cinturão branco simboliza o potência do novo estudante de alcançar os outros graus. Junto com o cinturão preto, o cinturão branco é o mais importante de todos na vida de um karate-ka. Com dedicação, a sua vida pode ser alterada para sempre e até onde pode ir, depende de si e tão somente de si.
Trabalhando através dos anos e dos exercícios o último cinturão é o cinturão preto. Preto é a cor sem cor, a cor que absorve todas as outras cores. Quando uma superfície preta está exposta á luz forte do dia, acabará por absorver completamente as ondas de luz e, em pouco tempo, se tornará demasiado quente para se tocar. A isto se torna o mote do novo cinturão preto:
Demasiado quente para se tocar !
Preto é a cor da força. Utilizando a comparação do pintor e as suas cores, é uma cor demasiado pigmentada não sendo facilmente coberta por outra cor, o cinturão preto é o mais forte de todos os karate-ka. No entanto, a chegada a shodan (cinturão negro) é um novo início, não é o fim de uma viagem, pois não há lugar para manter orgulho e egoísmo. Que tolice pensar que já temos tudo.
O yudansha deve continuar a treinar, mesmo nos anos mais avançados da sua vida, tal como o cinturão branco, que gradualmente se tornou preto. O seu cinturão preto desbota-se pouco a pouco desfiando – se nas extremidades e volta a ser branco. Assim o circulo fica inevitavelmente completo; de novo o mestre torna-se estudante